domingo, 3 de maio de 2009

À L'Intérieur, A Invasora

À L'Intérieur
Inside
(A Invasora)




“Meu Filho, Meu Bebê.
Finalmente dentro de mim.
Ninguém o tomará de mim
Ninguém pode machuca-lo agora.
Ninguém.”


Assisti A Invasora sem saber direito do que se tratava. Foi recomendado por um amigo meu apaixonado por cinema extremo oriental que disse que este seria o único filme europeu que conseguia se aproximar do estilo asiático de fazer filmes.

E o filme é surpreendente.


À L'Intérieur, 2007
Inside (título internacional)
A Invasora (em português)
de Alexandre Bustillo e Julien Maury

com
Béatrice Dalle (A Mulher)
Alysson Paradis (Sarah)
Nathalie Roussel (Louise)
François-Régis Marchasson (Jean-Pierre)
Jean-Baptiste Tabourin (Matthieu)

O carro onde Sarah estava sofreu um acidente que fez com que ela perdesse o marido. Ela estava grávida e apesar de muitos ferimentos ela sobreviveu, a criança passa bem e logo irá nascer.

Mas Sarah não está nem um pouco bem. Ela não consegue ver beleza em coisa alguma, se tornou solitária, irascível e sofre constantemente com a falta de seu falecido companheiro.

O natal e o nascimento do filho se aproximam, mas ela não sente nenhuma alegria.

Na véspera de natal, que também é a véspera do parto de Sarah, ela está sozinha em casa, quando uma misteriosa mulher aparece em sua porta, dizendo que sofreu um acidente de carro e tentando fazer com que ela deixe-a entrar para que pudesse usar o telefone, mas a tentativa é vã, a mulher começa a apresentar um comportamento violento e fala coisas sobre o marido e sobre o filho de Sarah mostrando que a conhece, e Sarah muito assustada chama a policia.

A invasora aparentemente desaparece com a chegada dos policiais. Eles fazem uma busca, não encontram nada, e sem verem qualquer motivo para àquele ataque, não acreditam que seja algo importante e dizem que ela está segura e que pode chama-los se tiver qualquer problema.

A policia parte deixando Sarah sozinha.

Mas ela não está realmente só... a mulher agora se encontra dentro da casa.

-Trailer



- Critica

Promovido a um clássico instantâneo do cinema francês, com cenas fortes, história pesada e muita violência gráfica, A Invasora é um filme indigesto, perturbador e inovador, superando em muito minhas expectativas iniciais sobre ele. O filme trata de horror na melhor acepção da palavra, levando o expectador a ficar na ponta dos pés durante o filme todo enquanto vê se desenrolar um dos embates intimistas mais sangrentos do cinema europeu e mundial.

Mas não é só isso de sangue que A Invasora se apóia, pois, sendo apenas isso, a fita nada se diferenciaria de qualquer similar sangrento slashar americano, europeu ou mesmo oriental. É a forma de que se trata a vitima direta de toda a violência contida no filme.

Sarah.

Ela é o alvo de uma perseguição doentia, por uma antagonista predatória, enlouquecida e de poucas palavras que tal qual um tubarão caçando sua presa, não desvia o olhar do objetivo final que parece ser acabar da maneira mais sangrenta a gravidez de Sarah tomando para si seu filho recém nascido.

Até então havia visto em todos os filmes uma verdadeira proteção às grávidas, sendo um alvo com que ninguém ousaria mexer. Ninguém mexeria com isso, e nisso não se ousa tocar. Nos filmes que vitimas eram grávidas, quase sempre a violência não era posta de forma tão explicita e crua contra uma pessoa tão fragilizada. Mas não no filme de Alexandre Bustillo e Julien Maury. Aqui a grávida é o alvo total do ataque, vemos seu sofrimento e assistimos agonizantemente Sarah ser atacada, perseguida, ter as possibilidades de fuga cortadas uma a uma enquanto frequentemente, durante os ataques a direção faz questão de mostrar o ponto de vista do feto na barriga da mãe sobre total estresse que acontece ao seu redor.

Alexandre Bustillo e Julien Maury conseguiram fazer um filme de se assistir na ponta dos pés, que diferente da maioria das besteiras que vemos atualmente no cinema, coloca o expectador em total agonia. Imagino que as cenas sejam ainda mais aterrorizantes e agoniantes para o publico feminino fazendo com que a maioria das cenas funcionem como a famosa cena da castração no filme Menina Má Ponto Com (Hard Candy, Savid Slade, 2005), que é quase impossível de qualquer homem assistir sem trincar os dentes e franzir as sobrancelhas.

As atrizes diretamente em conflito, Béatrice Dalle e Alysson Paradis estão muito bem e a produção foi muito feliz com as locações, edição e trilha sonora original, sendo um filme tecnicamente sem falhas que cumpre seu papel até o ultimo minuto.


- Veredicto

Perturbador e inovador na medida certa, A Invasora é um filme extremamente recomendado àqueles que se sentirem aptos a assisti-lo fazendo com que o expectador experimente uma game imensa de sensações em nenhum momento soando obvio ou perdendo ritmo.

Um dos melhores do estilo.

- Trivia

É o único trabalho creditado à dupla de diretores Alexandre Bustillo e Julien Maury, não há nenhuma noticia sobre outros filmes de ambos nem antes e nem depois deste.

Ambos os diretores são aficionados por cinema extremo e por anos escreveram para uma revista sobre o assunto.

Alysson Pardis (Sarah no filme) é irmã de Vanessa Pardis, a companheira de longa data de Johnny Depp.

É um dos pouquíssimos filmes 100% do site Rotten Tomatoes, com nenhuma critica negativa e aclamação total à fita francesa.

Béatrice Dalle (A Mulher) é uma bad girl conhecida na europa. Já foi presa por agressão e posse de drogas. Foi declarada pessona non grata nos Estados Unidos, por conta de um problema envolvendo posse de cocaína e por issoimpedida de fazer o teste para atuar como esposa do personagem de Bruce Willis em O Sexto Sentido (The Sixth Sense, M. Night Shyamalan, 1999).

A cena final, na escada, já foi votada como a mais perturbadora e sangrenta de todo cinema de terror moderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário