terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Defiance, Um Ato de Liberdade

Defiance
(Um Ato de Liberdade)




“Deus Misericordioso,passamos nossos amigos aos seus cuidados.
Não temos mais rezas,não temos mais lágrimas.
Nosso sangue esgotou.
Escolha um outro povo.
Cumprimos cada um dos seus Mandamentos.
Cobrimos cada pedra e campo com cinzas.
Santifique uma outra terra.
Escolha um outro povo.
Ensine-os sobre as Escrituras e as Profecias.
Nos conceda apenas mais uma
bênção... retire nossa dádiva,a santidade.”

- Discurso durante um Funeral


Tive contato com “Um Ato de Coragem” por inúmeros sites de cinema, mas quase nenhum deles falava sobre o filme em si; diziam apenas sobre o orçamento, que Edward Zwick havia conseguido uma proeza de fazer um filme de guerra realista com apenas 32 milhões (a titulo de comparação, os últimos filmes do diretor foram O Ultimo Samurai, que custou 170 milhões e Diamante de Sangue, que gastou 100 milhões).

Talvez até pela falta de informações apenas me animei a vê-lo após ver o Trailer.

E vale a pena.

Defiance (2008)
de Edward Zwick

com
Daniel Craig (Tuvia)
Liev Schreiber (Zus)
Jamie Bell (Asael)
George MacKay (Aron)
Alexa Davalos (Lilka)
Mia Wasikowska (Chaya)

Um Ato de Liberdade conta a história dos irmãos Bielski: Tuvia, Zus, Asael e Aron, que após a morte de seus pais, de seus parentes e a maioria de seus vizinhos e amigos por policiais locais a mando dos soldados alemães, resolvem se esconder nas florestas da Bielorrusia, onde de maneira quase não intencional começam a agregar outros judeus, que como eles, também se refugiaram ali.

O grupo inicialmente tem a intenção de lutar contra os alemães, mas são poucos os que podem combater e depois de algumas experiências ruins, Tuvia assume o comando e resolve que os refugiados irão apenas sobreviver sem lutar, se escondendo, roubando as fazendas locais por comida e mudando o acampamento todas as vezes que os alemães se aproximarem.

Nem todos concordam e Zus, que acredita que a batalha seria uma forma de libertação mais digna e que Tuvia está liderando um bando de aproveitadores, após alguns conflitos resolve se separar e juntar-se ao exercito russo que combate os alemães na área.

E enquanto mais Judeus aparecem no campo de Tuvia e Zus começa a lutar com os russos o inverno se aproxima e os irmãos se distanciam.

- Trailer



- Critica

Apesar de ter feito filmes recentes famosos e muito bons como Diamante de Sangue (Blood Diamond, 2006) e O Ultimo Samurai (The Last Samurai, 2003) Edward Zwick talvez seja mais conhecido pela obra prima Tempo de Glória (Glory, 1989) que ganhou 3 Oscars e o consolidou como diretor de filmes sólidos de guerra ou que combates seguem firme como pano de fundo.

Sua direção firme nos leva a gélida floresta da Bielorrusia, e consegue passar bem a dificuldade de fazer inúmeras pessoas completamente diferentes viverem e trabalharem em conjunto, como se dava a construção dos acampamentos, como as pessoas sofriam ao se esconder, a fome, o frio e como aqueles que escolheram esta forma de sobrevivência encaravam tudo isso.

Com maestria soube mostrar o inicio um tanto hesitante do líder Tuvia, seu crescimento, suas ações e como protegia e mantinha seu povo, de modo que pouco mais poderíamos esperar de Zwick uma vez que consegue nos passar fome quando eles sentem fome, frio, quando sentem frio e alegria singela, nos poucos momentos que isso é possível.

A fotografia é realista e por vezes artística não se valeu de efeitos especiais grandiosos ou cenas em estúdio como seria o comum em filmes assim. Um Ato de Libertade, foi filmado praticamente de maneira física, oque ajudou muito na credibilidade do filme, evitando os efeitos pesados e não realistas de uma floresta puramente digital. As filmagens aconteceram nas florestas da Lituânia, a poucos quilômetros de onde aconteceram os verdadeiros conflitos do filme e ajudando a criar um ambiente verossímel para a ação.

Todos os atores soam realistas, mas podemos destacar Allan Corduner, como o professor Shamon Haretz que mesmo não sendo um dos papéis principais junto com Mark Feuerstein, que faz o intelectual Isaac Malbin, conseguem passar bem o pensamento dos judeus a época, mostrando o conflito de gerações e como encaravam as decisões tomadas no mundo.

Dos irmãos, Daniel Craig e Liev Schreiber se destacam por mostrar com realidade o conflito entre eles, apesar dos mais jovens, George MacKay e Jamie Bell também fazerem um bom trabalho.

- Veredicto

Sem ressalvas é um filme acima da média. Não é uma aula de história e simplifica muitos fatos que aconteceram na guerra naquela parte da Europa, mas isso não é nem de longe um pecado grave numa guerra com tantas facetas e tanta história. O filme vale a pena sendo extremamente recomendável sendo um dos bons filmes sobre a segunda guerra feitos recentemente.

- Trivia

Após discussões em filmar Um Ato de Liberdade na Romênia ou Polônia, o filme acabou por ser rodado nas florestas da Lituânia em três meses. Vários descendentes do verdadeiro grupo foram usados como consultores e para figuração, passando uma credibilidade impar ao filme.

É estimado que o local das filmagens ficasse apenas a 150 Km do local real onde os irmãos Bielski realmente montaram seus acampamentos.

Foi filmado em 2007, assim Daniel Craig fez o papel antes de interpretar James Bond no segundo filme da série com sua participação.

Houve uma possibilidade do filme ser realizado em 1999, mas o projeto foi abandonado por conta do orçamento cotado em 50 milhões de dólares.

Jamie Bell, que interpreta Asael e é um tanto famoso por ter interpretado Billy Elliot no filme homônimo em 2000 foi escalado para interpretar Tintin, o primeiro filme da série a estrear em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário