sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Valkyrie, Operação Valquíria

Vakyria
(Operação Vaquíria)




“Temos que mostrar ao mundo que não somos como ele. Se não fizermos nada será a Alemanha de Hitler para sempre”


Operação Valquíria é um filme singular por diversos fatos. Houve problemas na produção, houve perda de cenas inteiras que tiveram que ser refilmadas e houve protestos anti-cientologia em vários lugares na estréia.

Tentamos nos distanciar de tudo isso para escrever a critica abaixo.

Valkyrie (2008)
Operation Walküre - Das Stauffenberg-Attentat
Operação Valquíria
de Bryan Singer

com
Tom Cruise (Colonel Claus von Stauffenberg)
Kenneth Branagh (Major-General Henning von Tresckow)
Bill Nighy (General Friedrich Olbricht)
David Bamber (Adolf Hitler)


Durante a Segunda o General Claus von Stauffenberg já tinha percebido que cada vez mais a Alemanha caminhava para uma derrota humilhante principalmente impelido pelas decisões erradas de Hitler e sua política questionável. Após um incidente, severamente ferido ele retorna à Berlim e é contatado por um grupo de traidores que já havia tentado assassinar Hitler explodindo uma bomba em seu avião.

Von Stauffenberg se une aos conspiradores com ressalvas, mas num momento de inspiração pensa utilizar-se de um plano singular para tomar a Alemanha de Hitler em pouco tempo, a Operação Valquíria.

Valquiria é o nome da operação que reagiria contra problemas internos na Alemanha mobilizando o exercito reserva e respondendo imediatamente. A intenção de Von Stauffenberg era mudar levemente ao plano, dando mais poder de mando a algumas áreas controladas da inteligência fazendo com que eles pudessem utilizar o exercito contra a Gestapo e a SS, tomando o governo central, estendendo o poder às outras regiões da Alemanha e regiões ocupadas, e por fim dialogando uma trégua com os Aliados.

Para que o plano pudesse ser colocado em prática, além das mudanças Hitler deveria estar morto e eles teriam que fazer com que as mudanças na operação fossem aprovadas pelo próprio Hitler.

Os conspiradores conseguem homens em todos os níveis da máquina nazista e colocam o plano em prática, mas como o General Friedrich Olbricht falou antes da execução. “É uma operação militar, e nada ocorre sempre como o planejado”.

- Trailer



- Critica

Operação Valquíria foi um filme conturbado. Nasceu da vontade de Tom Cruise após ver uma foto do verdadeiro Claus von Stauffenberg. Tom notou uma semelhança física entre ambos impressionante e após conhecer sua história resolveu, mergulhou de cabeça na produção.

E talvez seja este o seu único ponto fraco.

Operação Valquíria é um filme bom, isso não se tem duvidas, ele cumpre seu papel, entretendo, prendendo a atenção do expectador, conta com atores competente e podemos dizer até mesmo que historicamente ele nem comete deslizes graves (o filme toma algumas liberdades, omite alguns dos personagens históricos originais e algumas situações, mas oferece um panorama médio historicamente válido).

Assim porque um filme com tantas qualidades não é excelente?

Difícil dizer, mas parte disso é por conta do sr. Cruise. Aparentemente ele achou que a semelhança física com von Stauffenberg seria o suficiente para conduzi-lo pelo papel, e isso foi um erro gigantesco. No filme ele parece um robô programado para simplesmente parecer com o coronel, sem corroborar seu status ou se entregar ao papel e interpreta-lo.

Tom Cruise se parece com ele e só. E como o filme é 80% sobre ele ficamos a ver navios, apesar de todo o restante da trama conspirar para que tudo dê certo. Os dilemas morais, sentimentos familiares, sentimentos cívicos e tudo que possa passar pela mente de alguém que faz oque Claus von Stauffenberg estava fazendo simplesmente se perde num único ato do ator. Olhares para a câmera.

Estamos conspirando? Olhar fixo para a câmera.

Tive a idéia de como tomar a Alemanha? Olhar fixo para a câmera

Posso nunca mais ver minha esposa? Olhar fixo para a câmera.

Com ou sem o tapa olho o filme segue em sua mediocridade de olhares. Oque é uma lástima principalmente porque a produção foi decente, e os outros atores foram seguros. Bill Nighy como o hesitante Friedrich Olbricht está muito bem, assim como Kenneth Branagh como o Major-General Henning von Tresckow e Terence Stamp como Back.

Sinto-me na obrigação de falar também de David Bamber, que interpretou Adolf Hitler. Bamber não fez mal, mas o problema é que ele chegou arrasado para o papel, pois depois que Bruno Ganz interpretou Adolf Hitler em A Queda (Der Untergang, Oliver Hirschbiegel, 2004) todos os atores que interpretarem o ditador serão assombrados, tamanho o arrebatamento de sua interpretação.

No final, o filme de Bryan Singer não é ruim, de modo algum, mas simplesmente ele naufraga num mar de mediocridade que não merecia.

- Veredicto

Operação Valquíria acerta na mão em diversos níveis de produção, roteiro, acompanhamento histórico e na maioria dos papéis, no entanto, soa forçado, e não passa de bom por conta do desempenho de Tom Cruise, que não consegue ser convincente no papel título fazendo um herói alemão da profundidade de um pires.

- Trivia

Inicialmente foi orçado em 75 milhões, mas os problemas enfrentados geraram um aumento gigantesco e estima-se que tenha custado por volta de 90 milhões de dólares.

Em 2004 houve um filme para TV alemã também falando de e da Operação Valquiria, o filme se chama Stauffenberg (Stauffenberg, Jo Baier, 2004) e apesar de ser considerado excelente por conta das atuações, o roteiro foi considerado fraco e a produção descuidada.

Tobias Moretti foi cotado para interpretar Hitler, mas abandonou o projeto por conflito de horários.

Várias partes tiveram que ser refilmadas quando o filme original foi tratado com produtos químicos errados, e isso atrasou a produção em meses.

Na Alemanha há inúmeras leis contra suásticas e por isso durante as filmagens em locais abertos o símbolo era usado normalmente invertido e quando haviam momentos cruciais onde o símbolo devia aparecer obrigatoriamente certo eram colocados avisos à distância. Apesar do cuidado dos produtores houve mais de uma queixa formal de moradores locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário