quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Friday The 13, Sexta Feira 13

Friday The 13th (Sexta Feira 13)



“Você sabia que um menino se afogou aqui? Ele era meu filho, e hoje é aniversário dele”
- Pamela Voorhees
(retirado do filme original de 1980)



Sexta Feira 13 não precisa de apresentações. O Primeiro filme foi lançado no inicio da década de 80, e desde então essa gigantesca e silenciosa máquina de matar tem entretido platéias de adolescentes de 80-90.

É bem verdade que os últimos filmes da série (Sexta Feira 13 parte IX e X) foram de mal (o IX) a pior (o X) e que Freddy vs. Jason foi uma total mudança de rumo das histórias de ambos os personagens.

Mas como tudo que fez sucesso nos anos 80 agora está voltando (em remakes e reboots de qualidade muitas vezes duvidosa) eis que viria esse novo filme para recomeçar a série do zero, dando um novo (e limpo) começo para tudo.

O resultado resenhamos abaixo.

Friday the 13th (2009)
Sexta Feira 13
de Marcus Nispel

com
Jared Padalecki (Clay Miller)
Danielle Panabaker (Jenna)
Amanda Righetti (Whitney Miller)


Um grupo de jovens vai acampar na área onde se encontrava o famigerado Acampamento Cristal Lake com a intenção de fazer sexo e conseguir drogas, mas misteriosamente todos desaparecem.

Há esforços das autoridades e famílias para encontra-los, entretanto com o tempo passando as buscas cessam e os familiares continuam as buscas em outros lugares, menos Clay. Ele é irmão de Whitney, uma das meninas desaparecidas e continua as buscas na região mesmo com as autoridades sendo contrárias.

Durante as buscas ele se encontra com Trent, Jenna e seus amigos que vão passar um fim de semana na casa dos pais de Trent no lago.

E conforme os eventos se desenrolam o recente desaparecimento dos amigos de Trent parecem estar ligados aos outros desaparecimentos que aconteceram na área.

Estará algo pior acontecendo?

- Trailer



- Critica (contém spoilers)

Marcus Nispel era um diretor de videoclipes e trabalhou com Cher, Janet Jackson e Faith No More entre outros nomes, mas tinha ele bem cotado pelo ramake de “Massacre da Serra Elétrica” (The Texas Chainsaw Massacre, 2003), que conseguiu atrair boa atenção mesmo sem se basear literalmente no filme original de 1974.

Esse foi o porto seguro de Nispel; ele soube inovar na medida certa para fazer um filme razoável utilizando os elementos do filme original, mas sem fazer repetições, e é exatamente nesse ponto que ele erra a mão nesse Sexta Feira 13.

Com atores fracos e efeitos que não surpreendem, o filme simplesmente é uma repetição dos filmes anteriores, passando em alta velocidade pelo primeiro, segundo, terceiro, quarto... tomando elementos de cada um deles e explorando a ultima potência sem que isso some nada realmente ao filme, tornando-o cansativo e às vezes ridículo.

A história é ridícula.

Se não ridícula no mínimo risível. Sabemos que esses filmes são extremamente limitados no que tange á história, mas cada vez mais temos adolescentes (agora nem digo adolescentes e sim Jovens Adultos) com o cérebro de um pombo movidos a drogas e sexo que sabe-se lá como conseguiram sobreviver à vida adulta até o momento de serem mortos no filme; isso sem contar com os assassinatos à história do filme em si; como Jason deixar qualquer um vivo por mais tempo...

Jason não faz prisioneiros, Jason não para, não corre e não teme nada, ele seria a mais perfeita máquina de assassinatos e isso muda no filme quando mostra-o fazendo uma prisioneira por um dos motivos mais ranhetas possíveis.

As mortes são repetitivas, os elementos contra Jason idem (afoga-lo? enforca-lo? Tudo isso já havia sido tentado). E nem mesmo os seios fazem um bom papel... nos anos 80, todos assistíamos filmes do Jason esperando a famosa cena de nudez onde sempre, sempre uma das atrizes aparecia semi-nua. O senhor Nispel conseguiu fazer até este elemento no filme soar forçado, artificial e super exposto... temos tantos seios em tão pouco tempo que eles simplesmente perdem o sentido (sem contar que os jovens de hoje não estão mais nos anos 80, quando tínhamos que suar sangue pra conseguir qualquer pornografia, fazendo com que a internet tornasse essas cenas de nudez um tanto quanto sem motivo).

Mesmo as coisas que não são tão ruins no filme (tenho que citar que há uma tentativa válida em mostrar o personagem como real, vemos o quarto do Jason, mostrando que antes do acidente ele era atlético e ganhou inúmeros troféus, entre eles de arco e flecha que vemos ele demonstrar no filme) se perdem no roteiro extremamente fraco e errático. Ok, ele é um homem que sobreviveu sozinho na mata todo aquele tempo, isso é possível e enriqueceria mostrando ele como real, mas porque diabos matar os locais? É compreensível ele assassinar os forasteiros, mas porque do nada atacar a população local que parece saber de sua existência e respeita e teme o “monstro”? A desculpa de poupar a mulher por parecer a mãe dele é igualmente forçado, e a realidade é que apesar de termos boas intenções por toda extensão do filme quase nada sai bom nele.

- Veredicto

O filme não consegue sequer aterrorizar e horrorizar com 1/10 da força de qualquer um dos filmes anteriores, sendo uma colcha de retalhos de repetições e falhando miseravelmente em tudo que se propõe, Sexta Feira 13 é um filme não recomendável e extremamente esquecível. Saia com os amigos e veja outra coisa.

- Trivia (contém spoilers)

Apesar do nome do filme, em nenhum momento deste filme se faz qualquer referência a qualquer dia da semana que esteja ocorrendo ou tenha ocorrido qualquer dos atos, simplesmente não aparece nada nesse sentido.

Quando mostra o lugar onde Jason vive vemos uma cadeira de rodas que nos remete à Mark, um paraplégico que foi morto no segundo filme da série.

O filme também nos remete aos primeiros da série mostrando inicialmente Jason com um saco na cabeça (o segundo e terceiro filmes ele ataca desta maneira só conseguindo a máscara no curso do terceiro filme, que virou uma espécie de marca registrada).

A série acabou em Sexta Feira 13 IX, e o filme X e Freddy vs. Jason seriam apenas aproveitamento dos personagens e partes da história. Mesmo assim o filme foi nomeado como Friday 13th part XII como nome de trabalho.

Há 14 mortes no filme.

Numa atitude um tanto corajosa o título do filme só aparece depois de várias mortes 25 minutos depois do inicio.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. É isso ai, miseravelmente fodido e cagado so pra completar melhor a frase!!!

    ResponderExcluir