segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Teeth

Teeth



“Toda rosa tem seus espinhos”

Tive contato com Teeth principalmente por conta de seu enredo singular. A primeira vez que ouvi qualquer menção ao filme foi num site de comédia, falavam algo como “Não é possível, estão fazendo um filme sobre uma menina com dentes lá embaixo!!!” e colocavam o trailer. “Isso é uma comédia?” O pior é que não parecia, parecia ser um filme sério. Mas como?

Enquanto aguardava o filme pintar por aqui, recebia pouco a pouco mais noticias sobre ele. Nota acima de 7 no IMDB (hoje não mais, por volta de 6). Nota acima de 80% no Rotten Tomatoes e um prêmio em Sundance de Jaw-Dropping Performance (atuação de cair o queixo) para a atriz Jess Weixler, que faz a personagem principal do filme.

Todo este somatório fez com que eu assistisse o filme tão logo quando ele se tornou disponível no ano passado.

E ele é, à sua maneira, surpreendente.

Teeth, 2007
de Mitchell Lichtenstein

Com
Jess Weixler (Dawn O'Keefe)
John Hensley (Brad)
Hale Appleman (Tobey)
Lenny von Dohlen (Bill)

Teeth nos traz a estória de Dawn, uma menina religiosa que vive com sua mãe, seu padrasto e o filho de seu padrasto, o desajustado Brad numa cidadezinha do interior nos Eua.

Dawn é celibatária, nunca teve nenhuma experiência sexual por motivos religiosos e faz parte do grupo de uma igreja que prega a abstinência sexual até o casamento. Ela inclusive faz palestras sobre o assunto, chamando os jovens a só fazerem sexo após o casamento e com a bênção de deus.

Dawn no entanto sempre se sentiu diferente, e teve algumas experiências estranhas no que tangia seu corpo, mas acreditava que tudo acontecia por uma razão, e que eram os desígnios de Deus que agiam para que ela não tivesse nenhuma experiência antes do momento certo.

Mas todos somos humanos, e com a idade e os hormônios agindo ela tem contato com um novo garoto, Tobey e sente que talvez tenha chegado o momento, mas horrorizada descobre que realmente há algo de errado nela. Dawn tem dentes na vagina oque torna impossível que ela tenha relações sexuais sem matar, ou no mínimo mutilar seus parceiros.

E com o desaparecimento de Tobey, Dawn começa a mergulhar numa espiral de desespero sem saber oque fazer e a quem recorrer para resolver o seu problema.


- Trailer



- Critica

Não é fácil falar sobre Teeth por um motivo simples; é quase impossível de dizer sobre oque o filme trata sem diminuí-lo de alguma forma ou fazer com que ele pareça trash.

Garanto que não foram poucas as pessoas que desistiram de ler a critica ao chegarem na parte em que tratava o enredo e leram “Dawn tem dentes na vagina”.

Enfrentei este problema com todas as pessoas com que falei sobre o filme.

“Mas como é a história mesmo?”
“Hummm... engraçado... ah... é sobre essa menina, sabe? Ela tem uma... deficiência... e... o filme fala sobre como ela superou esta deficiência... é um filme de horror, mas no limiar da comédia e humor negro...”
“Nossa... que interessante... Adoro filmes de superação! Qual é mesmo a deficiência? “
“Hummm... ela possui... dentes... na vagina...”

Isso é o suficiente para que a maioria das pessoas vá embora, não sem pensar que você é um imaturo, pervertido ou os dois.

Teeth, no entanto, é uma história séria, amarrada e que tem horror, drama e comédia numa trama em que poucos conseguiriam orquestrar tais elementos sem perder a mão. Neste quesito o diretor e escritor Mitchell Lichtenstein conseguiu atingir um equilíbrio raramente encontrado.

Lichtenstein soube escrever uma trama bizarra, não usual, engraçada e assustadora (para a totalidade dos homens que assistem) e superada a resistência do tema em si Teeth se mostra um filme bem feito, bem produzido, e que mostra como uma menina que teve péssimas experiências no que tange a sexualidade e parceiros em geral transforma uma espécie de deficiência num instrumento de poder.

A fotografia é bem enquadrada para o filme, tem um visual limpo com tomadas amplas e que frequentemente enquadram uma gigantesca e opressora usina nuclear (seria ela a real fonte dos “poderes”?).

Os atores muito bem colocados, até mesmo John Hensley, que faz o irmão desajustado de Dawn, que eu acho um ator pra lá de esquisito, consegue convencer como Brad. Mas é claro que não poderíamos de deixar de falar de Jess Weixler. Sua performance como Dawn está excepcional, ela conseguiu passar terror, desespero e medo numa estória pra lá de bizarra, dando total credibilidade à personagem dela. O prêmio de Sundance foi completamente merecido.

- Veredicto

Com uma história estranha e uma espécie de horror divertido Teeth entretém e assusta em partes iguais, sendo um filme indispensável para àqueles que estão dispostos a experimentar algo não usual e estão dispostos a se surpreender.

- Trivia

A média de notas mais altas (10) deste filme no IMDB foram dadas por meninas com menos de 18 anos.

O filme foi inspirado pelo filme Japonês (Kiraa Pusshi, Takao Nakano, 2004) que foi traduzido como Sexual Parasite, Killer Pussy (Parasita Sexual, a Vagina Assassina) e é um filme Gore e de baixíssimo orçamento.

Nos créditos do filme lemos: Nenhum homem foi maltratado para a realização deste filme (ainda bem).

- Bonus

O Poster "proibido" do filme. Clique Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário