terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Haute Tension, Alta Tensão

Haute Tension
(Alta Tensão)




“Você não pode escapar de mim”

Após assistir a nova versão de Viagem Maldita (Hills Have Eyes, Alexandre Aja, 2006) fiquei realmente impressionado com a crueza e o extremismo deste remake. Alexandre Aja, o francês que o dirigira o novo filme foi pinçado por Wes Cravem em pessoa, o diretor e escritor do filme original, que tinha se impressionado com seu desempenho na direção de Haute Tension.

Assisti o filme há alguns anos, e após revê-lo esta semana, resenho e critico para o blog.

Haute Tension, 2003
de Alexandre Aja

com
Cécile De France (Marie)
Maïwenn Le Besco (Alexia)
Phipippe Nahon (O Assassino)

As amigas Marie e Alexia resolvem passar um fim de semana na casa dos pais de Alexia no interior da França, onde pretendem estudar para as provas que se aproximam. O plano inocente, no entanto, se transforma num pesadelo repleto de violência quando um maníaco aparece sem mais explicações na casa e assassina brutalmente os pais de Alexia.

Marie consegue se esconder e aterrorizada vê que o homem amarra e pretende levar Alexia com ele. Sem conseguir pedir ajuda, Marrie pode ser a única que pode livrar Alexia de uma morte sangrenta e ela não pretende abandonar a amiga entrando numa corrida desenfreada para salva-la.

- Trailer



- Crítica

Haute Tension é, talvez, oque temos de melhor em termos de horror moderno europeu dos últimos anos. Não que faltem candidatos ao posto, ao contrário, temos uma excelente produção de filmes de horror vindos do velho continente, mas vemos constantemente o estilo perder a mão em fitas que muitas vezes se mostram pouco além das expectativas iniciais ou muito aquém. Haute Tension, neste quesito, acerta em cheio, sendo um filme surpreendente e violento, mas que ao mesmo tempo mantém do inicio ao fim uma coerência sem igual.

Alexandre Aja soube como poucos levar a cabo uma empreitada intimista como esta, uma vez que o filme se desenvolve com muito poucos papéis, apoiando-se praticamente pela tríade de Marrie, Alexia e o Assassino. (Inicialmente o filme seria mais claustrofóbico ainda, uma vez que o roteiro original havia sido pensado para ser filmado integralmente apenas dentro da casa de Alexia).

Maïwenn Le Besco, como Alexia, consegue passar todo horror e todo tormento de ser a única que realmente sabe oque está acontecendo durante o filme filme, desempenhando primorosamente o seu papel com credibilidade e convencimento, assim como Phipippe Nahon, que interpreta o assassino que nos aterroriza principalmente por não sabemos quem ele é, oque ele é, e porque ele está fazendo oque faz.

Mas a estrela do filme é Cécile. Ela conseguiu passar com competência seu papel, sendo àquela que está na linha de frente mantendo-nos durante toda película na ponta dos pés, sem sabermos qual será sua próxima ação, e se ela conseguirá escapar do assassino; além de ser ela a que aplica diretamente em nós o soco no estômago que são os minutos finais do filme.

- Veredicto

Representando a nova safra do cinema independente de horror europeu, que não segue amarrado e o código de conduta imposto pelas grandes produções americanas e por isso, está livre para explorar a violência gráfica num contexto não usual, mas mesmo assim original, Haute Tension é um filme recomendável a fãs do gênero e diversão garantida aos que não temem se surpreender.



- Trivia

Após Haute Tension, Alexandre Aja sempre tem Grégory Lavasseur como seu colaborador. Juntos eles fizeram Alta Tensão (Haute Tension, 2003), Viagem Maldita (Hills Have Eyes, 2006), P2 – Sem Saída (P2, 2007), Espelhos do Medo (Mirrors, 2008) e logo devem acabar o ramake de Piranha em 3D.

Alexandre Aja se interessou por Maïwenn Le Besco para o Papel de Alexia após vela fazer Stand Up num clube francês.

Apesar de não aparecer originalmente nos créditos Luc Besson produziu o filme.

A parte interior da casa de Alexia era, na verdade, o interior de várias casas... praticamente cada quarto vinha de um lugar, mas a edição fez de tal modo que as cenas fluíram bem e deram uma excelente sensação de continuidade

A parte exterior da casa de Alexia era, na verdade, um moinho.

Apesar do filme se passar no interior da França, ele foi, na verdade, filmado na Romênia, e em apenas 36 dias.

Cécile De France treinou Muay Thai para ficar com o corpo que o papel exigia.

O Macacão que o Assassino usava diz “Aja & Feres”; Alexandre Aja é o diretor.

(spoiler) A morte do pequeno Tom inicialmente seria filmada e mostrada, mas por problemas com a produção a cena foi abandonada.

(spoiler) Inicialmente seriam dois filmes, um deles mostrado a visão de Marie e outro mostrando a visão de Alexia, no entanto, por questões orçamentárias, na edição do filme a idéia foi abandonada. Assim, adicionaram algumas poucas cenas para mostrar o terror real da descoberta de quem é o assassino, mas o filme é praticamente todo mostrando apenas visão de Marie, excluindo o breve inicio, o final e a parte onde vêem as câmeras de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário