terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Rock'n'Rolla, A Grande Roubada

Rock’n’Rolla
(A Grande Roubada)




“As pessoas perguntam... Oque é um Rock’n’Rolla? E eu digo que não tem haver com bateria, drogas ou picadas de agulha. Não... é mais do que isso, meu amigo. Todos gostamos um pouco dessas coisas. Alguns dinheiro, outros às drogas. Outros o sexo, o glamour e a fama. Mas um Rock’n’Rolla.... ele é diferente. Porque? Porque o verdadeiro Rock’n’Rolla quer a porra toda!”
- Mr. One-Two na abertura do filme.

Nada sabia sobre Rock’n’Rolla quando o assisti. Sabia apenas que era de Guy Ritchie, oque para mim era o suficiente; diverti-me com seus outros filmes e sei que sua carreira passou por algumas baixas, assim assisti a fita esperando oque chamam ser a redenção do ex-Madonna... e também saber oque diabos era realmente um Rock’n’Rolla.


Rock'n'Rolla (2008)
de Guy Ritchie

com
Gerard Butler (One Two)
Idris Elba (Mumbles)
Tom Hardy (Handsome Bob)
Thandie Newton (Stella)
Tom Wilkinson (Lenny Cole)
Mark Strong (Archie)

Como os filmes (bons) de Guy Ritchie são, Rock’n’Rolla é sobre gangsters, o submundo criminoso de Londres e violência. Após serem enganados por um chefe do crime que comanda construções em toda uma área de Londres, um grupo de bandidos menor, o “Wild Bunch”, se junta a uma contadora à procura de excitação e começam uma série de assaltos, que mal sabem eles, mexem com mais coisas do que o dinheiro que eles roubam. Um quadro, a morte de um membro de uma banda, a ida de um membro da gangue para prisão e dois donos de uma casa de show se cruzam enquanto entendemos oque é um Rock’n’Rolla.

- Trailer



- Critica

O enredo é sempre o mesmo... todos querem algo que passeia de mão em mão por entre todos os personagens, quer eles se conheçam ou não para que depois tudo se encaixe da melhor (e com sorte, mais inesperada) maneira possível. Foi assim com Jogos Trapaças e Dois Canos Fumegantes” (Lock, Stock and Two Smoking Barrels, Guy Ritchie,1998), foi assim com Snatch: Porcos e Diamantes (Snatch, Guy Ritchie, 2000); mas, apesar do filme estar longe de ser ruim... Rock’n’Rolla não é bom como seus irmãos mais velhos.

O Filme é bem montado como os demais; o clima do submundo londrino criado por Ritchie é sempre excelente, os atores (com algumas exceções que serão abordadas mais à frente) não fazem feio, mas, este filme não tem o carisma dos anteriores. É parecido demais com eles, talvez; ou quase. Jogos e Trapaças era inovador ao seu estilo, queríamos ver porque era novo e instigante como poucos em seu tempo. Snatch, seu irmão mais novo, foi como voltar em casa e ver que sim, havia novidades mas está tudo no lugar. Já Rock’n’Rolla não é nem inovador e nem interessante nesses aspectos, a formula está se desgastando por repetição e falta de inovação.

Antes deste filme as tentativas de Guy Richie de filmar a esposa (atual ex-esposa cabalística) foram pro buraco junto com Revolver (Revolver, Guy Ritchie, 2005) que não agradou a ninguém, possivelmente nem ele mesmo com problemas de produção, distribuição e outros do gênero.

Rock’n’Rolla é uma volta do diretor às origens e sua antiga forma, e é bom; mas só isso. Nada empolgante e nem instigante como os outros.

Oque está errado? Talvez seja uma questão de ritmo, talvez seja uma questão da formula estar um tanto manjada, talvez seja a questão do narrador (que eu não vi muita necessidade); mas eu não ficarei com nem uma explicação e nem outras. A culpa é de Gerard “This is Sparta!!!” Butler. Enquanto todos os atores fluem sobre o filme (Tobby Kebbell está muito bom, assim como Idris Elba) ele parece incomodado com algo durante todo o filme, seu personagem não convence em nada, faltando de carisma e qualquer atrativo que seria esperado de um dos protagonistas.

- Veredicto

Rock’n’Rolla é mais do mesmo... ele é exatamente igual aos ouros filmes de Guy Richie de sucesso. Personagens estranhos do submundo londrino, com alcunhas igualmente interessantes, numa espiral louca de violência e crime tão inusitada quanto engraçada que faz você assistir, mas neste caso diferente dos outros, esperar por mais. Vale a pena, mas não espere mais que um sorriso ao final da projeção.

- Trivia (contém spoilers)

O filme já em seu final dá o sinal que será feita uma seqüência. Ritchie afirma que será na verdade uma trilogia sobre o “Wild Bunch” é ver pra saber se Gerard “Sparta” Butler se encontra...

Oque temos de Ritchie com os russos? A melhor cena do filme é a louca perseguição dos guarda costas russos ao grupo em fuga. Eles, assim como outros personagens como Boris “The Blade” ou Boris “The Bullet Dodger” parecem ser impossíveis de matar.

Um comentário: