terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Arn Tempelriddaren, Arn, O Cavaleiro Templário

Arn Tempelriddaren
(Arn, O Cavaleiro Templário)




Sempre fui fascinado por espadas e quem me conhece sabe que acho que talvez uma das melhores cenas já filmadas seja o inicio de Conan o Bárbaro, que mostra o pai do cimério mais famoso do mundo forjando uma espada. Desde quando eu era pequeno aquela cena me pareceu incrivelmente singular, e depois de velho descobri que a espada de Conan foi criação de um ferreiro famoso no mundo das espadas de filmes; Jody Samson, que hoje trabalha na forjaria Albion.

Eu sempre que posso vou até o site da forjaria e, numa dessas visitas tive a noticia que estavam sendo filmada a série de Arn o Cavaleiro Templário, baseada nos já famosos livros de Jan Guillou. Seriam dois filmes abordando os livros da série (a crítica da segunda parte pode ser lida aqui) e ambos utilizariam armas forjadas por eles e haviam links com fotos das espadas e armas da produção sendo construídas.

Este tipo de produção, com armas forjadas e locações em diversos países captou minha atenção e pacientemente esperei para que o filme fosse lançado e que eu conseguisse, com alguma sorte, vê-lo. Demorou um pouco, mas no meio do ano passado consegui uma cópia do filme que agora, resenho e critico.

Arn Tempelriddaren (2007)
de Peter Flinth

com

Joakim Nätterqvist (Arn Magnusson)
Sofia Helin (Cecilia Algotsdotter)
Stellan Skarsgård (Birger Brosa)
Vincent Perez (Brother Guilbert)

(o texto a seguir contém spoilers do filme)
A história em si começa com Arn, cavaleiro templário que protegia os peregrinos na terra santa por volta do ano 1100 lutando contra bandidos sarracenos. A vitória é rápida e breve, mas quando o cavaleiro desmonta e ajoelha-se para agradecer a Deus pela vitória sua fronte revela uma face perturbada, como se estivesse em outro lugar; longe, longe dali.

A estória deste primeiro filme conta como Arn, filho de um Jarl da importante família gótica de Fulkung fez seu caminho até a Terra Santa, apesar do coração do cavaleiro estar distante.

Arn nasceu num tempo turbulento no qual três famílias dominavam a Suécia e lutavam entre si. Sua família apoiava o rei que foi morto, e apesar de ter a paz com o rei atual era uma paz inquieta, principalmente porque às escondidas a família de Arn mantinha Knut, herdeiro do rei morto, num exílio na Noruega esperando que algum dia ele pudesse retornar e retomar oque era seu.

Apenas uma criança, Arn e vivia alheio aos problemas dos adultos, se divertindo como podia em meio às guerras e conflitos em todos os lugares. Repentinamente ele sofre um acidente e seus pais, cristãos, fazem uma promessa de entregá-lo a igreja caso o filho sobrevivesse.

Arn sobrevive e é levado a um monastério Cisterciense onde monges um tanto relutantes aceitam o garoto, que passa a ser ensinado pelo Irmão Gilbert, um monge templário que acabara de voltar da terra santa. Apesar de aprender a rezar, a ler e a escrever o foco principal do treinamento de Arn é militar. Ele aprende a lutar com espada, arco e lança, além de cavalgar cavalos de guerra.

Após um novo acidente, em que Arn mata dois homens em legitima defesa os monges o absolvem, mas falam que ele não tem vocação religiosa e estaria livre para voltar para sua família. Arn retorna para encontrar seu pai mergulhado em conflitos com o rei, que usa artifícios para tentar diminuir o poder da família Fulkung. Arn torna-se uma peça decisiva num julgamento envolvendo seu pai e um comandado do rei, e após uma vitória ganha certa fama.

Arn finda por se apaixonar por Cecília, com quem passa a ter um romance às escondidas já que o pai dela apóia o rei usurpador, inimigo da família Fulklung de modo que em tempos turbulentos como os que passavam, eles não podiam se casar devido às desavenças. Knut retorna do exílio, junta-se com mercenários e parte para assassinar o rei e Arn o apóia, principalmente porque com sua vitória pode haver a paz que precisa para seu casamento, mas as coisas não saem exatamente como o planejado.

Apesar da vitória de Knut sobre o rei que matou e tomou o trono de seu pai, ainda havia lutas e guerra com seus apoiadores. A paz para o casamento não se concretiza, e Arn e Cecília tem que manter seu relacionamento oculto. A irmã de Cecília, apaixonada por Arn e enciumada por ter por ele um amor não correspondido, ao saber da noticia que Cecília espera um filho de Arn denuncia o casal ao bispo. A igreja estava do lado do rei recentemente assassinado, e excomunga Arn e Cecília, mandando-a para um convento e ele para a Terra Santa por um período de expiação de 20 anos.

Arn, na terra santa, luta e encontra forças para no futuro possa se encontrar com Cecília.

- Critica

Tentei não ver a história do filme comparando-a com o livro, procurando ver a película como algo finito em si mesmo.

Arn Tempelriddaren é um filme singular. Não é uma produção de Hollywood, mas é grandioso em seu jeito. Não pense em visões como as grandiosas batalhas de Cruzada (Kingdom of Heaven, Ridley Scott, 2005) envolvendo milhares de pessoas com efeitos visuais e computação gráfica, pense em algo intimista, quase minimalista. O filme não investiu em tomadas grandiosas, mas pequenas e curtas, em lugares que eles podiam explorar os detalhes, tornando tudo simples, mas rico.

As locações foram excelentemente escolhidas, os figurinos, armas, armaduras e construções são perfeitas levando o expectador a se ver em meio aos locais sem a necessidade de efeitos complexos.

Outra coisa digna de nota, que ajuda a criar um clima é a questão da língua. O filme é hora falado em sueco, hora em latim, árabe, inglês ou francês, dependendo da nacionalidade das partes envolvidas nos diálogos e isso dá profundidade, verossimilhança e tornava as cenas verdadeiras dando ao filme, que foi até hoje a maior e mais cara produção sueca do gênero, uma conotação mais realista, que junto à história bem construída, ponderada e com partes de ação e sentimento balanceadas formam um filme excelente e que merece ser visto.

- Veredicto

Com uma estória épica medieval, boa fotografia, boas atuações e um clima verossímil, Arn Tempelriddaren é um filme indispensável do chamado novo cinema sueco. Uma verdadeira viagem à época e um filme que cumpre bem oque promete.

- Trailer



- Bônus

Como conheci o filme através do site da Amblion deixo aqui ambos os links para os sites

Albion Swords – Para quem quiser adquirir espadas historicamente feitas com táticas tradicionais ou modernas e qualidade superior

Arn Swords – Para quem quiser comprar replicas de espadas do filme (se viu o filme vale ao menos uma visita para ver os detalhes da produção)

3 comentários:

  1. Também recomendo os 2 filmes......muito bons!!

    ResponderExcluir
  2. boas. onde posso arranjar os dois filmes do cavaleiro ARN

    o meu mail é jccs1978@sapo.pt

    jose carlos

    obrigado

    ResponderExcluir
  3. Obtive a felicidade de estar diante da TV e quando mudei de canal para ver a programação me detive pelo título do filme que iria começar, pois também sou louca por tudo que envolve idade medieval, cavaleiros, lealdade, damas,amor arqueiros, espadas,honra, trama e poder. Esse filme me surpreendeu e me prendeu do início ao fim... Show!!!

    ResponderExcluir